terça-feira, 29 de maio de 2012

Mais Texto! Mais História! Mais Tudo!!!


Vale Tudo – O Som a a Fúria de Tim Maia, biografia do cantor com mais fama de reclamão da história, saiu em 2006, mas é daquela classe de livros cuja qualidade e importância pode ser reconhecida para todo o sempre. Nelson Motta, grande conhecedor de música e amigo do cara, conseguiu colocar no papel os vários meandros da vida do “gordinho mais simpático do Brasil”, com direito aos “palavrões” a que Tim teve direito e a histórias saborosas que o próprio Tim, glutão confesso, devoraria com prazer.

Tim, com o tempo, ganhou uma imagem caricata a respeito de sua personalidade – quem não conhece a história em que Tim sempre atrasava em shows, isso quando ia? Mas a biografia mostra que há muito a se saber. Nele, está a relação musical de Tim com dois outros monstros da arte: Roberto e Erasmo Carlos; as aventuras dele em terras americanas – e a sua não muito simpática volta à terra natal; sua relação com o Universo em Desencanto, que se transformaria em desencanto em breve; suas brigas por qualidade de som numa época em que a produção brasileira ainda apanhava um bocado; seu envolvimento em enrascadas, algumas das quais só entrando por ter fama de encrenqueiro.

Sem paternalizar nem proteger, Motta conta um Tim pouco conhecido por quem não conviveu com ele. Que era louco, intenso, colecionador de manias, isso ele cultivava com gosto. Só que Tim não se resumia a confusão. Seu talento musical, seu ouvido sensível e treinado, seu interesse em pescar novidades... Tudo isso movimentou a música brasileira, e gerou grandes frutos colhidos até hoje.

Os frutos de Tim, inclusive, impediram que o livro fosse editado antes. Ideia antiga de Motta, a biografia esperou a definição, na Justiça, de quem era o dono do espólio do cantor, disputado por parentes e credores do cantor. Somente após a decisão – Carmelo, único filho de sangue de Tim, ganhou a parada – é que a biografia pode ser lançada. E Sebastião Rodrigues Maia veio à tona...

Pequenos problemas na revisão não impedem que a leitura do livro seja divertida. Motta usa adequadamente o humor para falar de um cara que, até na fase Racional, não perdia a piada. Sem contar que o livro traz boa parte da história musical brasileira recente. Se Tim estivesse vivo, após ler o livro, gritaria: “MAIS TEXTO! MAIS HISTÓRIA! MAIS TUDO!!!”.

P.S.: recentemente, foram lançadas uma caixa com todos os álbuns de Tim e uma coleção comprada em bancas de jornais. Se conseguir, compre, para ontem.


Título: Vale Tudo – O Som E A Fúria De Tim Maia
Autor: Nelson Motta
Editora: Objetiva
Páginas: 392
Preço médio: R$ 56,90

Um comentário: