terça-feira, 17 de julho de 2012

Como Se Disseca Leões


O livro Na Toca dos Leões, a história da agência de publicidade W/Brasil (hoje WMcCann) rendeu uma baita dor de cabeça ao seu autor, o jornalista Fernando Morais, por conta de um caso relatado nele. Nas eleições para presidente de 1989, o hoje deputado federal Ronaldo Caiado teria sugerido a ideia de obrigar mulheres nordestinas a fazer laqueadura. Caiado entrou com um processo, o livro foi apreendido, e Morais, proibido de falar de sua obra, algo que, segundo ele, não acontecia nem na época da ditadura.

Histórias quentes como essa fazem parte da vida de um dos maiores publicitários de todos os tempos, Washington Olivetto. O livro mostra como é o efervescente mundo da publicidade, em que o Brasil faz escola e ensina a outros países. E não é só isso: Morais conta a criatura e os criadores, com perfis de Olivetto e dos seus dois sócios na W: Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret.

Morais topou escrevê-lo depois de um pedido de Olivetto, que, ao ler o clássico O Reino e o Poder (de Gay Talese), a história do jornal The New York Times, ficou com vontade de ter uma biografia para chamar de sua. O livro, no entanto, nem de longe é chapa-branca, e conta com a tradicional chatice (no bom sentido) de Morais em contar os detalhes e os detalhes dos detalhes.

O jornalista passa por todas as fases de Olivetto, desde a infância (quando ficou um ano sem poder andar), a sacada que o fez entrar na publicidade, sua entrada na agência DPZ (e sua conturbada saída de lá), a fundação da W/Brasil (à princípio W/GGK, em sociedade com uma empresa suíça) e como sua agência e seu nome se tornaram fortes no mercado da comunicação. E populares também: basta lembrar que, só por Jorge Ben Jor, ela já foi citada em música duas vezes.

O livro reserva um capítulo ao mais delicado episódio vivido por Olivetto: seu sequestro, em 2001, depois de parar numa falsa blitz. Morais relata todo o incidente e a operação que o libertou – aliás, o sequestro aconteceu enquanto o jornalista fazia a apuração para o livro. Bom para quem quer ler sobre uma história de sucesso, e para o ego do corintiano Olivetto também – porque a primeira biografia a gente nunca esquece.

 
Título: Na Toca dos Leões
Autor: Fernando Morais
Editora: Planeta
Páginas: 496
Preço médio: R$ 54,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário