O
livro Na Toca dos Leões, a história da agência de
publicidade W/Brasil (hoje WMcCann) rendeu uma baita dor de cabeça
ao seu autor, o jornalista Fernando Morais, por conta de um caso
relatado nele. Nas eleições para presidente de 1989, o hoje
deputado federal Ronaldo Caiado teria sugerido a ideia de obrigar
mulheres nordestinas a fazer laqueadura. Caiado entrou com um
processo, o livro foi apreendido, e Morais, proibido de falar de sua
obra, algo que, segundo ele, não acontecia nem na época da
ditadura.
Histórias
quentes como essa fazem parte da vida de um dos maiores publicitários
de todos os tempos, Washington Olivetto. O livro mostra como é o
efervescente mundo da publicidade, em que o Brasil faz escola e
ensina a outros países. E não é só isso: Morais conta a criatura
e os criadores, com perfis de Olivetto e dos seus dois sócios na W:
Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret.
Morais
topou escrevê-lo depois de um pedido de Olivetto, que, ao ler o
clássico O Reino e o Poder (de Gay Talese), a história do
jornal The New York Times, ficou com vontade de ter uma biografia
para chamar de sua. O livro, no entanto, nem de longe é
chapa-branca, e conta com a tradicional chatice (no bom sentido) de
Morais em contar os detalhes e os detalhes dos detalhes.
O
jornalista passa por todas as fases de Olivetto, desde a infância
(quando ficou um ano sem poder andar), a sacada que o fez entrar na
publicidade, sua entrada na agência DPZ (e sua conturbada saída de
lá), a fundação da W/Brasil (à princípio W/GGK, em sociedade com
uma empresa suíça) e como sua agência e seu nome se tornaram
fortes no mercado da comunicação. E populares também: basta
lembrar que, só por Jorge Ben Jor, ela já foi citada em música
duas vezes.
O
livro reserva um capítulo ao mais delicado episódio vivido por
Olivetto: seu sequestro, em 2001, depois de parar numa falsa blitz.
Morais relata todo o incidente e a operação que o libertou –
aliás, o sequestro aconteceu enquanto o jornalista fazia a apuração
para o livro. Bom para quem quer ler sobre uma história de sucesso,
e para o ego do corintiano Olivetto também – porque a primeira
biografia a gente nunca esquece.
Título:
Na Toca dos Leões
Autor:
Fernando Morais
Editora:
Planeta
Páginas:
496
Preço
médio: R$ 54,90
Nenhum comentário:
Postar um comentário