terça-feira, 24 de julho de 2012

Um Retrato Da Imprensa Na Cochia


Em 1992, nosso país passou por um negócio de nome estranho: impeachment. Ou seja: o presidente foi convidado a se retirar de seu posto. O hoje senador Fernando Collor de Mello saiu da presidência pela porta dos fundos, entrou na porta da frente do avião e foi para Miami gastar o dinheiro que só o Diabo sabe como ele conseguiu.

Como a imprensa cobriu a primeira eleição direta para presidente depois dos anos cinzas da ditadura? Como jornais, revistas e as emissoras de televisão mostraram os anos Collor de governo? São questões que o jornalista Mário Sérgio Conti pretendeu responder em Notícias do Planalto, livro que mostra os bastidores dos bastidores do jornalismo naquele período.

O livro, ganhador do prêmio Jabuti de reportagem, segue por dois caminhos: como os veículos de comunicação reportaram os anos colloridos e como esses veículos surgiram. Mostra Victor desaconselhando o filho Roberto a formar uma revista semanal; Domingos e seu começo como galã de novela; Octávio, os sapatos estranhos, a rodoviária, o jornal; Roberto, a morte do pai no banheiro e a penhora da casa; João e o sogro do governo.

Alguns casos nebulosos são esmiuçados, como a edição do debate do segundo turno entre Collor e Lula – afinal de contas, a Globo forçou ou não a barra a favor de Collor? Conti passa pelas ordens dadas, pelos envolvidos (Roberto Marinho, Boni, Alberico Cruz e Armando Nogueira) e as consequências geradas a cada um deles.

Conti usa sua experiência como ex-editor chefe da revista Veja, ainda na época em que a Veja praticava jornalismo (1992-1997), para entrar em labirinto tão pantanoso. Aliás, Mário, hoje da revista piauí e apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura, saiu da Editora Abril para escrever o livro, que consumiu dois anos de pesquisa, inclusive com ex-chefes – ele também trabalhou na Folha de S. Paulo. Um bom retrato para se conhecer aqueles que nos abastecem de informação.

P.S.: vale a pena ver o Roda Viva em que Conti fala do livro (é, o mundo roda...). Serve para ver o que acontece quando se junta muitos jornalistas na mesma gaiola:
www.youtube.com/watch?v=1DCZEa2NOEE



Título: Notícias do Planalto
Autor: Mário Sérgio Conti
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 752
Preço médio: R$ 78
OBS.: há uma versão econômica, de papel mais simples e 528 páginas, que sai por R$ 39,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário