terça-feira, 7 de agosto de 2012

Viagem Fora Dos Cartões Postais


Ruy Castro é, como todo bom jornalista, um curioso fanático. Ele também gosta de viajar. Então, ele junta esses dois prazeres para descobrir o que os cartões postais e os guias de turismo não conseguem mostrar. Sobre o mundo todo e sobre o Rio de Janeiro que ele adotou, ele gosta dos becos, das histórias ocultas, do não óbvio.

E por que não juntar essas histórias em livro? Foi o que ele fez em Terramarear, coletânea de relatos das experiências vividas por ele e por sua namorada, a escritora Heloísa Seixas, mundo afora. Os textos foram escritos em diversas épocas, mostrando o que acontecia nos lugares naqueles momentos. Exemplo disso são os artigos de Ruy para o jornal Estado de S.Paulo quando do bicentenário da Revolução Francesa – ele estava lá e acompanhou toda comemoração, e como a política brasileira fez sua marcante (e custosa) presença no evento.

Os países são o de sempre – Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Portugal –, o que não tira o encanto do livro, pois as histórias mostram o “subsolo”, o que não costuma ganhar foco. Conta a relação de lugares com a arte, onde foram gravadas algumas cenas de cinema, onde ter aventuras gastronômicas e o faro de Ruy para achar o que parece inachável. Os textos de Heloísa tem menos graça, mas vale sua experiência na “terrível e sombria” União Soviética comunista.

Também ganha um pedaço partes do Rio que as pessoas não prestam atenção. Nele, estão o nascer do sol de Copacabana; o verão, a estação hedonista, e que ganha personalidade naquela cidade; a arte arquitetônica de lá.

O livro deixa a seguinte torcida: quem sabe um dia Ruy não faça um livro falando de lugares curiosos da Letônia, uma cena gravada na Malásia, uma visita inusitada de um artista em Belize. Para um país como o Brasil, que no momento acostuma-se a ficar na crista da onda, seria interessante e importante conhecer países fora do eixo EUA-Europa Ocidental pelos olhos de um jornalista competente e com curiosidade de barata.

 
Título: Terramarear
Autores: Ruy Castro e Heloísa Seixas
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 232
Preço médio: R$ 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário