terça-feira, 12 de junho de 2012

Ela Fez Tudo Pra Gente Gostar Dela...


O assassinato do rei de Portugal fez com que Maria do Carmo Miranda, aos 9 meses, viesse parar naquela terra longínqua chamada Brasil. Cresceu – pouco, já que chegou a 1,55 m. – e se tornou um dos maiores fenômenos artísticos do país.

O casamento com um picareta americano fez com que Carmen Miranda – que, naquele momento, já estava mais do que consagrada – tivesse dias de agonia e tristeza, agravados pelo excessivo uso de medicamentos e bebida alcoólica.

O período entre esses dois fatos você já pode ter ouvido falar - sucessos musicais como “Tahi” (aquela do “eu fiz tudo pra você gostar de mim”), os famosos turbantes e o jeito todo especial de Carmen encantar o público, no palco, em discos ou nas telonas.

Tá, mas... e o que mais? Boa parte desse “mais” pode ser encontrado no livro Carmen: Uma Biografia, do jornalista Ruy Castro (note o “uma” do título, que evita prepotências do tipo “a biografia definitiva”). Temperadas pelo humor e pela apuração detalhada de Castro (leia e descubra como uma das irmãs de Carmen ficou vesga aos 8 anos), as histórias da “brasileira mais famosa do século XX” são contadas de forma leve, fluente e interessante. E os contextos históricos, como a situação política e econômica de cada época, ajudam a situar o leitor.

Lançado em 2005 – e ganhador dos prêmios Jabuti de melhor biografia e melhor livro de não-ficção daquele ano – este é um livro referência para qualquer pessoa que queira estudar música, história e cultura. A obra não se propõe apenas a ser um “juntado de informações” - é coesa, única, com todas as nuances que um romance não ficcional deve ser.

Além dos acontecimentos da Pequena Notável, lendo este livro você saberá um pouco sobre como a indústria da música lidava com seus “produtos”, as diferenças entre o Rio de hoje e dos anos 30, 40 e 50, e a “máquina de moer gente” que Hollywood era (é?). Pegue para ler, para ontem.


 
Título: Carmen: Uma Biografia
Autor: Ruy Castro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 632 (leia as anotações finais, há informações importantes nelas)
Preço médio: R$ 67
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário